COMUNICADO – ALERTA SOBRE GOLPES

04, maio 2022.

Atenção para não cair em golpes! Relatos sobre golpes infelizmente não param de surgir.

As formas de abordagem dos golpistas são variadas e cada vez mais inovadoras. Entram em contato com a vítima por e-mail, telefone e/ou por correspondência, incluindo apps como Wattsapp e Telegram. Por vezes, dizem que são advogados ou outro funcionário de escritórios parceiros da ASSOJURIS.

Fique atento:

(i) O próprio Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP alertou a população que suas unidades cartorárias “não expede ofícios solicitando contato telefônico referente a qualquer depósito de resgate de valores”.

(ii) Não existe um Cartório de Precatórios da Comarca de São Paulo. Quem gere os pagamentos dos precatórios do Estado é o Tribunal de Justiça, por meio do seu Departamento de Execução de Precatórios (DEPRE).

(iii) NUNCA deposite antecipadamente qualquer valor. Normalmente, os criminosos seduzem o credor dizendo que o seu precatório, OPV ou outro valor está liberado e que, para receber, é necessário depositar antecipadamente determinado valor. Trata-se de GOLPE. O credor NÃO precisa depositar valor algum para receber o seu precatório ou OPV.

Medida importante de prevenção é o cuidado na exposição de dados pessoais (como número de celular, endereço ou número do RG/CPF) na internet.

Constatando que a oferta não é verdadeira, é importante denunciar a tentativa de golpe à polícia civil. Quanto mais pessoas reportarem esses crimes às autoridades, mais informações poderão ser utilizadas durante as investigações.

Cuidado para não cair em golpes!