4ª Mesa de Negociação – A luta por sua democratização e mais celeridade na resolução das pautas

23, junho 2026.

Agendada para o próximo dia 23 de julho, às 15h, a 4ª Mesa de Negociação terá como tema principal o ”auxilio-saúde”, ocasião em que as entidades de classe dos servidores estarão defendendo a ampliação do número de faixas etárias, de 6 para 10, bem como a majoração dos valores pagos, conforme deliberação da assembleia geral da categoria.

Além das questões supra mencionadas, busca-se mudanças no formato da mesa, tais como: democratização – pleitear mudanças estruturais, tais como: equiparar o tempo de fala do porta-voz com o do(s) representante(s) do Tribunal; mudar a estrutura da mesa para facilitar a discussão no momento da apresentação dos projetos/reivindicações; para que a administração apresente seu(s) projeto (s) antes da(s) reunião (ões) para facilitar a discussão e decisão do(s) mesmo(s); bem como a celeridade da resolução da demanda; dentre outros.

A meta é no sentido de que, mesmo que paulatinamente, possamos elevar o valor do auxílio saúde dos servidores no patamar orientado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, qual seja: até 10% do subsídio do juiz substituto, a exemplo dos magistrados que recebem o numerário correspondente a 10% do respectivo subsídio.

Nessa próxima mesa teremos ainda a oportunidade de dar início a discussão do Nível Superior para os escreventes, outro grande pleito da carreira.

“Ressaltamos que em 2025 o valor do auxílio saúde foi majorado em janeiro, o que quer dizer que estamos praticamente a um ano e meio sem qualquer reajuste sobre o mesmo” sustenta Carlos Alberto Marcos, o Alemão da Assojuris, diretor presidente da entidade, finalizando, “enquanto isso o Tribunal de Justiça continua arrecadando verdadeiras fortunas no Fundo de Despesas, fonte pagadora do referido benefício”.