As formigas são insetos altamente presentes ao redor de todo mundo e muito populares por sua inteligência e força

27, novembro 2023.

Existem cerca de 10.000 espécies de formigas distribuídas por todas as regiões do mundo com exceção apenas dos polos. Servindo como estudo devido ao seu modelo de organização social, as formigas são insetos extremamente importantes para a Terra. Além de ter características vantajosas, esses pequenos animais ainda realizam a reciclagem de material orgânico.
Com tanta diversidade de espécies espalhadas há tanto tempo na Terra, existem vários estudos a respeito das formigas, que são animais curiosos de serem observados. Desde a sua fisionomia até mesmo suas habilidades e realizações peculiares, esses insetos representam uma grande parte do nosso ecossistema. Veja abaixo 10 curiosidades interessantes sobre as formigas:

  1. Antigas sim, resistentes também
    Segundo um estudo realizado pela Universidade de Harvard, foi descoberto que a presença das formigas pode ser observada na Terra desde o período Cretáceo, ocorrido há 130 milhões de anos atrás. Ou seja, além de sobreviverem à explosão que extinguiu os dinossauros, as formigas passaram por todo desenvolvimento do planeta até os dias atuais.
  2. Nem toda espécie é perfeita
    Existem apenas duas espécies vivas na Terra que são capazes de domesticar outras a seu favor, os humanos e as formigas. Conhecidas por escravizarem cupins para realizar o seu trabalho, existem ainda 14 espécies de formigas que são conhecidas por dominar outras espécies. Em contrapartida um estudo analisou que 20% das formigas existentes são inúteis, visto isso foram nomeadas de “formigas preguiçosas”.
  3. Estratégia é a essência do sucesso
    Além da divisão social do trabalho cotidiano nos formigueiros, esses insetos ainda possuem estratégias avançadas para situações de guerra. Com indivíduos espiões, batedores, lutadores e escudos-vivos, as formigas planejam de maneira habilidosa a forma como se organizar.
  4. Mandíbulas de aço
    Dentre essas diversas espécies há algumas que possuem a mordida tão potente que as consequências de uma picada sua podem variar desde inchaço extremo até a morte de um indivíduo. Algumas tribos indígenas cientes desse poder em suas presas ainda utilizam as mandíbulas das formigas para realizar suturas em feridas e as matam após o feito.
  5. Comunicação codificada
    As formigas se comunicam umas com as outras através de feromônios que elas soltam. Ao encontrar um alimento no caminho, os insetos deixam um rastro do formigueiro até o local de forma que fique indicado para suas semelhantes onde a comida está localizada.
  6. Construções arquitetônicas
    Esses insetos possuem uma capacidade extraordinária para a construção de seus formigueiros, onde alguns chegam a ter túneis de até 12 metros. Uma colônia pode chegar a ter até 100.000 membros vivendo juntos e trabalhando de forma coletiva. A maior colônia existente no mundo mede cerca de 6 mil quilômetros de extensão e ocupa o tamanho de quase 10 países europeus.
  7. Tratamento coletivo
    Quando percebem a contaminação do indivíduo através de algum fungo, as formigas da colônia realizam uma prática chamada de “imunização social”. Para realizá-la as formigas passam a lamber a que está infectada para matar alguns esporos e espalham a imunidade por todo formigueiro. Este processo funciona como uma espécie de vacina para evitar a infecção dos outros indivíduos.
  8. Leve como uma pena
    Devido a sua massa corporal não ser nada densa, as formigas não se machucam ao cair de grandes alturas. Isso porque não há peso influenciando na sua queda. Ou seja, mesmo que você jogue uma formiga de um avião, ela não irá se machucar nem um pouco caso venha a colidir com o chão.
  9. Fisionomia um pouco diferente
    Apesar de serem animais normalmente muito pequenos os corpos das formigas possuem uma formação totalmente diferente internamente. Esses insetos não possuem pulmões e orelhas. Eles respiram por meio de buracos localizados nos lados dos corpos e ouvem através de vibrações no solo. Contudo, as formigas possuem dois estômagos, um para armazenar sua comida e outros para a comida que será compartilhada.
  10. Explosiva!
    Existem algumas espécies de formigas que possuem como método de defesa de último recurso a explosão. Por meio da contração de seus abdomens que acabam rompendo todos seus órgãos internos, a formiga solta uma explosão pegajosa que imobiliza seu predador e que acaba matando os dois.

Fonte: https://www.antinsect.com.br/blog/conheca-10-curiosidades-interessantes-sobre-as-formigas/