Conheça as ‘cavernas irlandesas do inferno’, local de origem desta celebração do Dia das Bruxas

01, novembro 2024.

A antiga capital dos povos celtas foi onde se originou esta data tão festejada em diversos lugares mundo a fora até os dias de hoje.

No meio de um campo em uma região menos conhecida da Irlanda, há um grande monte ocupado por ovelhas. Esses animais andam livres, pastando o gramado sob suas patas. No entanto, se estivessem no mesmo local há dois mil anos, esses animais provavelmente teriam ficado aterrorizados, carregados por pagãos fantasiados pronunciando cânticos para sacrificá-los a demônios celtas que habitavam nas proximidades da gruta Oweynagat.

Considerada pelos antigos celtas como uma passagem entre a Irlanda e o “outro mundo” repleto de demônios, Oweynagat (pronuncia-se “Oen-na-gat” e significa “gruta dos gatos”) foi o local de origem do festival de Samhain, a raiz antiga do Dia das Bruxas, ou Halloween, de acordo com o arqueólogo irlandês Daniel Curley.

Bastante diferente da festa infantil em que se transformou, o Halloween tem origem em um ritual sangrento e misterioso realizado em Rathcroghan, antigo centro celta enterrado sob as propriedades rurais do condado irlandês de Roscommon.

Curley é especialista em Rathcroghan, o centro do antigo reino irlandês de Connaught. No coração de Rathcroghan, naquele monte monumental, animais eram sacrificados em um poderoso templo pagão durante o Samhain. Agora, a Irlanda está solicitando que Rathcroghan seja classificado como Patrimônio Mundial da Unesco, um mistério de 5,5 mil anos aos poucos decifrado por cientistas e historiadores.

Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/viagem/2021/10/dia-das-bruxas-conheca-as-cavernas-irlandesas-do-inferno-local-de-origem-desta-celebracao
imagem pixabay