Texto: FENAJUD
Durante atividade, que contou com a presença do secretário-geral da Fenajud, José Ivonaldo, pauta prioritária e encaminhamentos foram aprovados por servidores em Assembleia.
A Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, por meio do Coordenador da Secretaria-geral, José Ivonaldo Batista, participou no último sábado (18) de um momento histórico para os trabalhadores do Judiciário de São Paulo: a Assembleia Geral da categoria, que contou com a participação massiva de cerca de 1.870 trabalhadores do setor. Na oportunidade, os participantes discutiram e deliberaram por uma pauta de reivindicações contendo 7 itens prioritários, além de outros encaminhamentos de interesse da categoria.
O representante da Fenajud apresentou um panorama geral sobre o funcionalismo público em toda a Federação, em especial sobre auxílios e datas-bases dos estados. Para ele, “falar aos trabalhadores paulistanos foi de extrema importância. Pude apresentar a conjuntura nacional e participar da atividade local, que unificou a pauta da categoria e avançaram nos temas comuns”.
“A Assembleia foi muito interessante. Cerca de 90% das entidades aprovaram a pauta apresentada.
Por outro, foi também importante a deliberação da assembleia de lançar um nome, que representa os servidores do judiciário paulista, para concorrer a uma das vagas da Assembléia Legislativa de São Paulo nas eleições deste ano ”.
Demandas locais
Na oportunidade, os presentes também acompanharam as falas dos membros do corpo jurídico da entidade, a exemplo do Dr. Hélio Navarro de Albuquerque Neto, que citaram a licença para tratamento de saúde: cuidados diante da nova redação da Lei 10.261/68 e Dr. Marcos Eduardo Miranda que explanou sobre o número de cargos vagos versus concursos no TJSP, bem como números de processos em andamento versus servidores.
Ainda no evento o economista e especialista em orçamento público, Cid Cordeiro da Silva explicou sobre o orçamento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Foi aprovada pela maioria a seguinte pauta prioritária:
Recomposição das perdas inflacionárias 36,10%, devendo ser acrescido o índice de fevereiro;
Majoração do auxílio alimentação;
Readequação do auxílio saúde;
Retirada dos artigos 6° e 7°, do PL 752/2021;
Abertura do processo de remoção;
Discussão a respeito da compensação do dia não trabalhado, que não seja por motivo de saúde)
Contratação, por meio de concurso público, de novos servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo.
Outras deliberações aprovadas por UNANIMIDADE
Utilização de botons confeccionados pelas entidades participantes: “Campanha Salarial 2022 – 36,10% de perdas salarial”(caso seja publicado o índice de fevereiro antes da finalização dos botons o índice deverá ser corrigido);
Campanha para eleger representante da Categoria na ALESP (eleições 2022) – o nome do pré candidato foi indicado e aprovado por unanimidade dos participantes, ocasião em que todos se comprometeram com a campanha.