No mais recente episódio do podcast ASSOJURIS, intitulado “Solidariedade em Ação”, destacamos uma iniciativa inspiradora que une escreventes do judiciário paulista em um esforço coletivo para ajudar seus colegas servidores judiciários do RS. Com anfitriões Carlos Alberto Marcos (Alemão) e Adolfo Benedetti Neto (Pardal), diretores da Assojuris, com a presença dos sindicalistas Velleda e Emanuel representantes do SINDJUS E FENAJUD do Rio Grande do sul, este episódio especial traz à tona a importância da solidariedade e da união entre os profissionais do judiciário em momentos de necessidade.
Iniciam o podcast fornecendo um contexto detalhado sobre a situação enfrentada pelos servidores judiciários no Rio Grande do Sul. Esses servidores têm enfrentado desafios significativos, incluindo questões salariais, condições precárias de trabalho e falta de recursos essenciais para desempenhar suas funções de maneira eficaz e recentemente vitimas de dano irreparáveis causados por enchentes devastadoras, causados pelo descaso do governo que ignorou estudos ambientais.
Emanuel disse que verdadeira situação desses servidores devido a tragédia enfrentada pelas modificações climáticas, são chamados de “refugiados climáticos”, que segundo pesquisa significa: são indivíduos que são forçados a abandonar suas casas e comunidades devido a eventos relacionados às mudanças climáticas, como enchentes, secas, furacões, elevação do nível do mar e outros desastres naturais. Diferente dos refugiados tradicionais, que fogem de conflitos ou perseguições, os refugiados climáticos são deslocados por causas ambientais, (Enchentes e Elevação do Nível do Mar, Secas Prolongadas, Tempestades e Furacões, Degradação Ambiental), impactos humanitários, (Perda de Habitação, Deslocamento Prolongado, Desigualdade Social, Saúde e Bem-Estar).
Vamos nos unir e ajudar! Faça sua doação pelo PIX 51980260332 (Associação dos Servidores do judiciário) ASJ