A origem da palavra “Brasil”

27, março 2024.

Já virou senso comum dizer que o nome do Brasil deriva do pau-brasil, a árvore que os indígenas chamavam de ibirapitanga. A madeira do pau-brasil, de coloração avermelhada, parecia ter cor de brasa – e a palavra “brasa” teria então originado o nome Brasil. É uma explicação simples e aparentemente tão óbvia que é rapidamente aceita. Como apareceu essa associação entre as palavras brasa e Brasil?

Segundo o historiador e arqueólogo Pedro Paulo Funari, essa confusão começou pouco depois do início da colonização. Um planisfério, conhecido como Kunstmann IV e datado de 1519, apresenta a inscrição latina com a mais antiga referência à suposta derivação de Brasil de pau-brasil: Hanc terram magis austreliorem brasilli a ligno quod ab ea copiosa defertur muncupatam (“essa terra mais ao sul é chamada Brasil por causa do pau que é dali retirado em grande quantidade”).

Essa explicação passou a ser repetida, sendo aceita, por exemplo, por Anchieta (1584), e popularizou-se de forma generalizada, explica Funari.

O nome Brasil, contudo, é séculos anterior à viagem de Pedro Álvares Cabral e à exploração da madeira avermelhada. Brasil era uma palavra carregada de lendas fabulosas e que há gerações estava no imaginário dos navegadores europeus.

Fonte: https://studhistoria.com.br/historia-das-coisas/a-origem-da-palavra-brasil/