Artista neozelandês Jamie Harkins cria fantásticas ilusões de ótica na praia
As esculturas de areia ganharam as praias do mundo, especialmente no verão. Na Nova Zelândia, porém, o artista Jamie Harkins levou esse tipo de arte a um outro patamar. Ele consegue transformar seus desenhos em imagens de ilusão de ótica. O trabalho é tão perfeito que aqueles que param para admirar quase têm a certeza de que o traço é parte da paisagem.

O 3D das ilustrações criadas por Harkins deixa as pessoas perplexas e encantadas. Ele usa o mesmo truque de perspectiva que artistas empregam com giz em calçadas e asfalto. O nome da técnica é anamorfose e exige que o espectador se posicione de maneira específica para a “ilusão” funcionar. De perto, parecem apenas rabiscos na areia. Ao longe, se transformam em veleiros, docas, escadas e tudo o que surge da imaginação de Harkins.
O artista diz que a motivação por trás de sua obra está ir além de formas geométricas e planas, o padrão que se vê nas praias quando se trata de trabalhos com areia. Harkins afirma também que ver sua arte desaparecer no final do dia, quando a maré sobe, torna a realização mais interessante por ser impermanente.


https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2014/05/areia-3d.html