As aves podem ser frugívoras, granívoras, carnívoras, insectívoras, onívoras, nectarívoras, piscívoras ou necrófagas, se revelando animais muito essenciais à manutenção do equilíbrio ecológico. São dispersoras de sementes, agentes polinizadores, reguladoras de populações de suas presas, além de bioindicadores de conservação, já que são bastantes sensíveis a alterações de seus habitats.
As aves também são muito úteis na restauração de áreas degradadas, como pastagens, barragens, áreas de mineração, desmatamento e reflorestamento com eucalipto. Além da capacidade de voar, as aves são donas de um deslocamento rápido, capaz de percorrer grandes distâncias. Isso lhes permite depositar sementes de árvores nativas em regiões de maior movimentação humana, contribuindo enormemente com a reposição vegetal.
Como podemos ver abaixo, Gabriel Filippi, sócio da Horizonte Pet Store e do Criatório de Aves Horizonte fala um pouco sobre a importância das aves para o meio ambiente:
” As aves são fundamentais na restauração de áreas degradadas, uma vez que elas comem as sementes das árvores, e essas sementes saem nas fezes. Como elas estão sempre percorrendo grandes distâncias, nunca ficam num só lugar, estão constantemente disseminando essas sementes. Pássaros e morcegos, por exemplo, são excelentes para recuperar áreas degradadas.”
Fonte:https://blog.horizontepetstore.com.br/curiosidades-sobre-as-aves/
imagem pixabay