O que é Semana Santa

22, março 2024.

Chamamos de Semana Santa o período em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Tradicionalmente acontece do domingo de ramos ao domingo de Páscoa, e cada dia faz referência a um acontecimento, da seguinte maneira:
Domingo de Ramos: entrada do Messias na cidade de Jerusalém para celebrar a Páscoa judaica;
Segunda-feira: dia seguinte em que Maria ungiu Cristo;
Terça-feira: dia em que a figueira foi amaldiçoada por Jesus, pois tinha folhas crescidas, mas não frutos. Ou seja, sua aparência era enganosa;
Quarta-feira: conhecida como o dia das trevas, lembra os fiéis que a escuridão vai descer sobre a Terra com a morte de Jesus;
Quinta-feira: relembra a última ceia de Jesus com seus apóstolos;
Sexta-feira: dia da crucificação de Jesus;
Sábado de Aleluia: dia de oração e jejum. É quando os cristãos choram e lamentam a morte de Cristo;
Domingo de Páscoa: dia da ressuscitação de Jesus, quando são celebradas a esperança e a vida eterna.

O significado da Semana Santa

Para os cristãos, a Semana Santa é um período sagrado, e por isso ela é marcada por muitos rituais. Além de relembrarem as ações e refletirem sobre as mensagens de Jesus Cristo, os religiosos também celebram o chamado Tríduo Pascal, que representa a salvação humana e a renovação da vida.
O Tríduo Pascal começa na quinta-feira e termina no domingo de Páscoa, estabelecendo uma ligação entre o fim da Quaresma e a Páscoa.
Já para aqueles que não se consideram cristãos, a Semana Santa pode ser um momento de conexão com familiares e amigos, oportunidade de variar a dieta alimentar e também de descanso, já que a sexta-feira santa é um feriado nacional.

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/semana-santa-o-que-e-e-qual-o-significado-da-celebracao