Peixe arco-íris que nasce fêmea e se torna macho intriga cientistas

21, novembro 2022.

Uma peixe, que nasce fêmea e se torna macho ao passar dos anos, foi classificado como uma nova espécie, na região das Ilhas Maldivas. Ele já era conhecido da ciência, mas, até então, era considerado uma variação de outra espécie. Só agora pesquisadores do Hope for Reefs da Academia de Ciências da Califórnia (Estados Unidos) diferenciaram e nomearam o bodião-de-fada-de-rosa (Cirrilabrus finifenmaa). Com o corpo colorido e medindo o comprimento de um dedo humano, a espécie vive em grupos nos recifes encontrados a uma profundidade que varia entre 40 e 70 metros no Oceano Índico, informou o jornal britânico The Guardian.
O peixe muda de aparência e sexo à medida que envelhece. Eles começam a vida como fêmeas e amadurecem em machos, quando ganham mais cores e ficam semelhantes a um arco-íris. As cores ficam mais evidentes na época de acasalamento, como uma forma de atrair as fêmeas.
A descoberta deve ajudar a entender e proteger os recifes de coral do mundo, com foco nas formações mesofíticas, segundo Yi-Kai Tea, pós-doutorando no Australian Museum Research Institute, em Sydney.
“Essa é uma das regiões menos exploradas nos recifes de corais. Esta área está situada a uma profundidade estranha. Não é profunda o suficiente para pesquisar com submarinos, mas, ao mesmo tempo, é muito complexa para usar técnicas tradicionais de mergulho”, explicou o cientista ao jornal, por e-mail.
Fonte: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/10/31/peixe-arco-iris-que-nasce-femea-e-se-torna-macho-intriga-cientistas.htm