Quem inventou as panelas?

19, março 2025.

No século XV, era comum se encontrar em uma culinária medieval europeia, caldeirões de ferro, uma panela de barro e um assador em forma de lança
Cerca de 500.000 a.C., com a descoberta do fogo, o Homo erectus passou a assar suas carnes de caça em espetos para se alimentarem. E nesse período, começaram a se alimentar de cereais, que precisavam de ser cozinhados para o consumo.
Com isso surgiu a necessidade de se ter um recipiente para guardar e depois cozinhar os grãos, foi então que passaram a utilizar carcaças de tartarugas e de grandes moluscos como recipientes para ir ao fogo. Há 20.000 a.C., especula-se que o uso de vasos de cerâmicas permitiu o cozimento de alimentos em água fervente. Por volta de 3000 a.C. com o surgimento dos metais começaram a surgir as primeiras e rudimentares panelas e caldeirões. Com o advento dos metais, começaram a surgir os protótipos de panelas como caldeirões.
No século XV, era comum se encontrar em uma culinária medieval europeia, caldeirões de ferro, uma panela de barro e um assador em forma de lança, que assava carnes e animais inteiros. No século XVII, frigideiras, chaleiras e panelas começaram a aparecer nas casas. Nos Estados Unidos, comumente se utilizava ferro para sua criação. Já na Ásia, o cobre e o aço era mais comum. Entre o século XIX e XX, o aço inoxidável e o alumínio tornaram viável a produção em massa de panelas, que ocorreu entre o século XX e o século XXI.
Já a panela de pressão é um recipiente na qual os alimentos são cozidos em temperaturas acima do ponto de ebulição da água (100ºC) à pressão ambiente, possibilitando um tempo de cozimento reduzido. A primeira panela de pressão foi inventada pelo físico francês Denis Papin em 1679, e foi chamada inicialmente de Marmita de Papin ou Digestor de Papin. Com ela, Papin pôde demonstrar que o aumento de pressão sobre um líquido faz elevar a sua temperatura de ebulição.

Fonte: https://www.independente.com.br/artigo/quem-inventou-as-panelas
imagem pixabay