Tatus

28, junho 2024.

Apesar dos relatos de balas ricocheteando em tatus, essas criaturas não são à prova de balas. Suas carapaças são feitas de placas ósseas chamadas de osteodermos, que crescem na pele. Elas são ligadas de forma frouxa para maior flexibilidade e são recobertas por uma camada de queratina, a proteína de que são feitos cabelos, unhas e chifres, afirmou Mariella Superina, presidente do grupo especialista em tamanduás, bichos-preguiça e tatus da UICN, por e-mail.

“A carapaça protege os tatus de arbustos espinhosos, onde podem se esconder de predadores”, afirma ela. Contudo, se um predador como um cão ou ave de rapina conseguir alcançá-los, eles ainda podem quebrar a carapaça facilmente. Considere a armadura do tatu mais como uma maleta rígida, mas não como um colete à prova de balas.

Entretanto, os osteodermos segmentados do tatu inspiraram pesquisadores da Universidade McGill de Montreal a criarem um material protetor feito de placas de vidro segmentadas em hexágonos e dispostas sobre um substrato mole. O material se revelou 70% mais resistente a perfurações que uma placa contínua com a mesma espessura.

Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2019/05/inspiracao-incriveis-armaduras-tatu-besouro-pirarucu-material-flexivel-pangolim#:~:text=Apesar%20dos%20relatos%20de%20balas,s%C3%A3o%20%C3%A0%20prova%20de%20balas.
imagem pixabay