ASSOJURIS e Psicossocial de Rio Preto discutem assédio moral

03, setembro 2018.

Servidores, diretoria da ASSOJURIS e responsáveis pelo psicossocial da comarca de São José do Rio Preto e região, participaram no dia 31 de agosto, sexta-feira, da palestra “Assédio Moral e Doenças Mentais no Judiciário” realizada pela entidade em parceria com o Serviço Psicossocial Clínico do Tribunal de Justiça contou com a presença do Psiquiatra Dr. Paulo Henrique Ismael e membro do departamento Jurídico Dr. Hélio Navarro de Albuquerque Neto.
 
“O ambiente de trabalho influência em transtornos psiquiátricos levando com que o afetado procure saídas como álcool e drogas”, segundo Dr. Ismael, afirmando, ainda, que o acompanhamento psiquiátrico é extremamente importante, porém ainda é visto com maus olhos e preconceito.
 
 
De acordo com Navarro existem vários tipos de assédio moral o que leva o trabalhador ao isolamento, dificuldades nas tarefas diárias e até mesmo ao pedido de exoneração do cargo.
 
 
Ainda de acordo com Dr. Hélio é necessário distinguir o que é Assédio Moral e se comprovado a vítima tem como se defender com testemunhas e/ou documentos.
 
 
 
O advogado da ASSOJURIS afirmou sobre a existência de Legislação a respeito que veda o assédio moral no âmbito da administração pública estadual direta, indireta e fundações públicas (Lei Estadual 12.250/06), mas que a mesma não foi sancionada pelo Governo Estadual desde sua aprovação em 2006.
 
 
Ao final os palestrantes responderam dúvidas sobre o tema dos presentes, além de presenciar o relato da servidora Luciana que sofreu assédio moral e conseguiu resolver o caso mediante amparo do psicossocial.
 
 
Além dos dirigentes da ASSOJURIS oriundos de Ribeirão Preto, Carlos Alberto Marcos (Alemão), Márcio Canesin, Rejane Cattarin e Valdir Gaspar, estiveram presentes os diretores das regiões de Dracena e Tanabi, Ilton Guedes e Francisco Amarildo (Chico), respectivamente
 
 
A diretoria da ASSOJURIS parabeniza todos os presentes e organizadores do evento, em especial a diretora da entidade e representante da associação em São José do Rio Preto, Eda Mara Suriano.