Marchinhas de Carnaval

12, fevereiro 2024.

Marchinhas de Carnaval são músicas predominantes no Carnaval brasileiro. Suas letras são simples, com malícia e com rimas fáceis de memorizar. As marchinhas surgiram no Brasil em meados do século XX e, apesar de não serem tão populares quanto no passado, podem ser consideradas patrimônios do Carnaval nacional.

Origem das marchinhas de Carnaval
As marchinhas estão intrinsecamente ligadas ao Carnaval, que chegou ao Brasil ainda no período colonial. Porém, foi ao longo do século XX que essa festa se tornou próximo do que conhecemos hoje.

No contexto do final do século XIX, as marchinhas carnavalescas surgiram no Rio de Janeiro. Foi nesse período, no ano de 1899, que a pianista e compositora brasileira Chiquinha Gonzaga compôs a primeira marchinha, Ó Abre Alas.

A origem do nome “marchinha” remonta à marcha dos soldados, já que a batida é similar às fanfarras militares. Apesar de seu surgimento ainda no século XIX, foi no século XX, entre os anos de 1920 e 1960, que as marchinhas atingiram o seu auge.

Em um primeiro momento, as marchinhas brasileiras possuíam uma forte influência das portuguesas, ambas com melodias simples e compasso binário. Na época, Vassourinha (1912) e A Baratinha (1917) fizeram grande sucesso no Brasil.

Características das marchinhas de Carnaval
Ao longo dos anos, as marchinhas ganharam um ritmo mais acelerado, com melodias simples e letras com malícia. As características das marchinhas as tornam facilmente identificadas pelo público. Alguns desses elementos são:

letras pequenas e simples;

fácil memorização;

humor;

duplo sentido;

ironia;

crítica social.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/marchinhas-de-carnaval.htm