De vestidos de noiva brancos a árvores de Natal, as escolhas pessoais da Rainha Vitória tornaram-se tendências globais – muito antes da era das redes sociais.
Uma das mulheres mais influentes da história, a Rainha Vitória, deve ser lembrada também no Dia Internacional das Mulheres, celebrado anualmente no dia 8 de março. Afinal, os feitos e decisões da britânica monarca foram além de seu país em pleno século 19 e seguem relevantes.
Ao caminhar pelas ruas do Reino Unido, você verá o nome da Rainha Vitória em todos os lugares, desde estações de trem até parques, pubs e uma linha do metrô de Londres. O motivo? Entre 1837 e 1901, Vitória reinou em um mundo em rápida transformação – um mundo que viu o surgimento de trens, telégrafos e luz elétrica. Mas ela não era apenas uma governante. Ela foi uma força cultural.
Victoria foi o que o historiador John Plunkett chamou de “a primeira monarca da mídia”, uma rainha que estava diretamente no olho do público graças a uma cultura de mídia em expansão. Imagens da rainha apareciam em jornais, gravuras e cartões postais, tornando-a mais visível para seus súditos do que qualquer outro monarca antes dela.
Desde a popularidade dos vestidos de noiva brancos até as árvores de Natal, Victoria estabeleceu tendências que ainda ressoam nos dias de hoje. Veja como essa rainha do século 19 se tornou uma influenciadora acidental muito antes das redes sociais.
Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2025/03/mes-das-mulheres-a-rainha-vitoria-foi-a-primeira-influenciadora-como-a-monarca-britanica-moldou-o-mundo-moderno
imagem pixabay