Pescadores fisgam atum de R$ 140 mil, mas perdem ‘bolada’ por um detalhe

05, abril 2022.

O proprietário da embarcação que fisgou um raro atum azul de 350 quilos na costa do Rio Grande do Norte tem 44 anos de experiência em pesca e nunca havia pegado um exemplar da espécie, que já chegou a ser vendida por quase 2 milhões de dólares em um leilão no Japão. Mas a felicidade de Raimundo Rebouças, de 57 anos, acabou em poucos minutos. Isso porque o pescador, que seria o único de sua equipe a ter conhecimento sobre o manejo com o animal, não foi ao mar na ocasião
“Como eu não estava lá, os meninos me ligaram para falar do peixão. Quando me disseram a espécie e o peso, sabia que era muito valorizado e pensei: me dei bem. Mas o balde de água fria veio em seguida”, explicou o profissional ao UOL.
“Me disseram que já puxaram o bicho morto para o barco. E o procedimento correto é pegar vivo para fazer a sangria e colocar em câmara fria”, explicou ele, detalhando quais erros de manuseio deterioram o estado do animal, que precisava estar perfeito para manter o valor.
A embarcação de Raimundo aportou na cidade de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, a 330 km de Natal, na última segunda-feira (26). E, já sem condições de ir ao mercado especializado, o peixe raro acabou sendo divido pela comunidade local.
O pescador conta ainda que seu barco, nomeado como Thavisson, não dispõe de câmara fria, o que tornava necessário um retorno imediato à costa, que acabou não acontecendo.
“Mas eles não sabiam do valor. Meu barco é artesanal. Os meninos não têm conhecimento e nem equipamentos para pegar o atum direito. E eu não estava lá”, ponderou.
“Como percebi que o peixe não chegaria com a qualidade para a exportação, não deixei que retornassem. Mandei seguir com a pesca para não perder 100% da viagem”, lamentou Raimundo, que permitiu que sua tripulação ficasse mais 15 dias navegando.

Fonte: especializahttps://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/04/28/dono-de-barco-festejou-1-atum-azul-em-44-anos-tripulacao-nao-sabia-valor.htm