Pirâmides de Gizé

10, março 2023.

As pirâmides de Gizé, no Egito, correspondem ao chamando Complexo ou Necrópoles de Gizé. Estão em visitação até hoje, e uma delas faz parte das sete maravilhas do mundo.
As pirâmides de Gizé são: pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, as maiores e mais importantes do Egito. Dentro delas existem passagens subterrâneas, câmaras mortuárias, corredores estreitos e íngremes e galerias. Tudo feito para abrigar os túmulos de faraós, dada a importância que a morte e o pós-vida tinham para os egípcios.
Uma delas compõe as sete maravilhas do mundo antigo, a Grande Pirâmide de Gizé, que permanece de pé e praticamente intacta. Ela possui 146,5 metros e foi considerada a construção mais alta do mundo até o século XIV.
A mão de obra necessária para a criação desses monumentos foi de 30 a 100 mil homens, durante 14 a 20 anos. Como foi possível mover as enormes pedras e granito, naquele período, para a construção dessas edificações gigantes ainda é um mistério. A teoria mais aceita é que foi utilizada uma espécie de trenó de toras de madeira para movimentá-las pelo deserto. Outra teoria seria a utilização da força do rio Nilo.
Resumo sobre as pirâmides de Gizé
• As pirâmides de Gizé possuem bases retangulares e quatro faces triangulares ou em formato de trapézio. São feitas de pedras com cerca de duas toneladas cada, uma delas tendo um terço revestido em granito.
• Dentro delas existem passagens subterrâneas, câmaras mortuárias, corredores estreitos e íngremes e galerias.
• As pirâmides foram construídas para abrigarem os túmulos dos faraós que ordenaram sua construção.
• As três pirâmides que compõem o Complexo de Gizé foram construídas pelos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos (pai, filho e neto) e são homônimas de seus reis. Foram construídas para abrigarem seus túmulos, “levantando” o faraó para se unir ao deus do Sol, Rá.
• Das sete maravilhas do mundo antigo, batizadas dessa maneira pelos viajantes gregos que relacionavam grandes “vistas” que encontravam pelo caminho, apenas as pirâmides de Gizé ainda existem.
• A Pirâmide de Gizé possui 146,5 metros e foi a construção mais alta do mundo até o século XIV.
• Um total de 30 a 100 mil pessoas trabalhou em sua construção durante 14 a 20 anos.
• Acredita-se que as enormes pedras foram transportadas em espécies de trenós de toras de madeira ou pelo rio Nilo.
Características e arquitetura das pirâmides de Gizé
As três pirâmides que compõem o Complexo de Gizé ou Necrópoles de Gizé são Quéops, Quéfren e Miquerinos e correspondem aos nomes do pai, filho e neto faraós. As pirâmides menores em volta são das rainhas, funcionários do governo e sacerdotes.
Localizadas próximas a Cairo, ocupam o Planalto de Gizé. Especificamente, a pirâmide de Quéops é a maior e mais antiga delas, integrando as sete maravilhas do mundo.
Elas foram construídas sob bases retangulares e possuem quatro faces triangulares ou em formato de trapézio. Foram feitas de pedras, com cerca de duas toneladas cada, que eram transportadas por uma espécie de trenó de madeira e depois empilhadas até converterem-se, no topo, a um vértice. Dentro delas existem passagens subterrâneas, câmaras mortuárias, corredores estreitos e íngremes e galerias.

Escada para fora do túmulo no centro de uma pirâmide em Gizé, perto do Cairo, no Egito

Por que as pirâmides de Gizé foram construídas?
As pirâmides de Gizé foram construídas para abrigarem os túmulos de faraós, já que os egípcios davam muita importância ao sepultamento. As pirâmides são como representações de raios de Sol levantando o faraó para se unir ao deus do Sol. Portanto, seu formato era para que os faraós, considerados divinos, seguissem os raios solares para encontrarem Rá.
Leia também: Religião egípcia — a crença na vida após a morte e a mumificação
História das pirâmides de Gizé
No reinado do faraó Quéops (2551 a.C. a 2528 a.C.), a maior pirâmide de Gizé foi construída. Levando seu nome, a pirâmide de Quéops é a única das sete maravilhas do mundo que ainda existe, praticamente intacta. O faraó é lembrado, além da majestosa construção, por ter sido cruel e impiedoso.
A segunda das maiores pirâmides de Gizé foi construída durante o reinado do faraó Quéfren, responsável também pela construção da Esfinge de Gizé e do único templo que permanece até hoje datado do período do Antigo Império Egípcio.
Já a terceira pirâmide, a menor das três, foi construída durante o reinado de Menkauré (filho do faraó Quéfren) ou Miquerinos, em português. Apesar de ser a menor das pirâmides, um terço dela é revestida por material nobre, o granito de Assuão.
As pirâmides de Gizé ainda existem?
A Necrópole de Gizé é hoje um sítio arqueológico aberto à visitação, porém, com exceção dessas maiores, as demais obras do complexo arquitetônico que era formado pelas pirâmides já não existem.
As sete maravilhas do mundo

As sete maravilhas do mundo

As sete maravilhas do mundo são:
• a Grande Pirâmide de Gizé;
• o Mausoléu de Halicarnasso;
• o Templo de Ártemis;
• a Estátua de Zeus;
• o Colosso de Rodes;
• o Farol de Alexandria;
• os Jardins Suspensos da Babilônia.
Essas obras são assim denominadas não só pela sua beleza, mas por terem sido grandes feitos arquitetônicos e de engenharia. Dessas, só a pirâmide ainda existe (e os jardins, possivelmente, nunca existiram).
Quem primeiro as batizou dessa maneira foram os viajantes gregos que fizeram anotações sobre grandes “vistas” que encontraram pelo caminho. Certamente, não foram apenas sete, porém o número possuía significado espiritual e representava a perfeição.
Curiosidades sobre as pirâmides de Gizé
• A Pirâmide de Gizé possui 146,5 metros e foi considerada a construção mais alta do mundo até o século XIV, quando foi desbancada pela Catedral de Lincoln, na Inglaterra.
• Sabe-se que o regime de trabalho era intenso, e o pagamento consistia em cerveja e comida.
• Os números sobre a quantidade de trabalhadores em sua construção variam de 30 a 100 mil, assim como sobre o tempo que levou para ser erguida: de 14 a 20 anos.
• Há uma incógnita ainda hoje presente: como os teriam sido carregadas pedras tão pesadas? De especulações que falam em extraterrestres a cálculos precisos, já se tentou de tudo para explicar os fatos. A teoria dos trenós é uma das mais aceitas, porém há a hipótese do carregamento das pesadas pedras ter sido feito pelo rio Nilo, utilizando da força da água e demais elementos para erguê-las. Não só trabalhadores braçais contribuíram, mas também arquitetos, engenheiros, químicos, médicos e outros especialistas existentes à época.
• Também a Astrologia foi levada em conta, pois as pirâmides estão alinhadas com precisão à constelação de Orion.
Fonte: https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/piramide-de-gize.htm