As águas dos oceanos escondem enormes formações submarinas, cujas dimensões podem até superar as de pontos mais altos da superfície. Por exemplo, o Monte Everest é a maior montanha da Terra com seus 8.849 metros de altura, mas há diversos locais no fundo do mar que superam esse valor, só que em profundidade.
Então, qual será a profundidade máxima que um oceano na Terra pode ter? A maior profundidade já registrada no oceano é a de 10.984 metros, na Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico. O ponto mais profundo da Fossa das Marianas é conhecido como Challenger Deep — ou “Depressão Challenger” —, nome dado em homenagem à expedição de pesquisa que, em 1872, deu a volta ao mundo estudando os oceanos.
Esquematização do processo de subducção de placas tectônicas, responsável pelo surgimento dos pontos mais profundos do oceano, como o Challenger Deep, na Fossa das Marianas (Imagem: Kylara Martin/Wikimedia Commons)
A profundidade de quase 11 km nesse ponto se deve ao movimento de subducção entre a placa tectônica das Marianas e a placa do Pacífico, que entra por baixo da anterior. Isso é possível graças à maior densidade do material que forma a placa que leva o nome de tal oceano — e que conta com algumas das rochas mais antigas da Terra.
O processo de subducção nesta região ainda é indiretamente responsável pela formação das Ilhas Marianas, um arquipélago de 15 ilhas vulcânicas dispostas em um arco que acompanha a extensão da Fossa. Apenas quatro das ilhas são habitadas.
Fonte: https://canaltech.com.br/meio-ambiente/qual-e-a-profundidade-maxima-de-um-oceano/