Geralmente, o termo crocodilo é utilizado para fazer referência a uma variedade de animais que são de diferentes espécies e também pertencem a diferentes famílias. Nesse sentido, a ordem Crocodylia é composta por três famílias: Alligatoridae (aligátores e jacarés), Crocodylidae (crocodilos) e Gavialidae (gaviais); dessa maneira, estritamente falando, apenas aqueles que pertencem à família Crocodylidae são os verdadeiros crocodilos.
Embora cada um desses grupos possua suas próprias características particulares, todos compartilham certos traços comuns. Dentre eles, podemos mencionar que eles são predadores altamente discretos, especializados em espreitar e emboscar de forma bastante eficaz suas presas. Algumas espécies desses répteis são mais agressivas que outras, mas em geral, graças às suas estruturas dentais, costumam ser caçadores eficazes.
Como são as mandíbulas dos crocodilos?
Todas as espécies da ordem dos crocodilos possuem uma anatomia pós-craniana semelhante, assim como outros traços, no entanto, a estrutura craniana e dental varia de uma espécie para a outra. As mandíbulas desses animais são sempre alongadas, mas podem ser finas ou largas de acordo com a espécie, e, geralmente, possuem muita força, embora sejam estruturalmente fracas ao dobrar. O fato de serem alongadas proporciona uma maior área de impacto no momento de agitar a boca de um lado para o outro quando capturam uma presa.
Os focinhos dos dos aligátores e jacarés, por exemplo, tendem a ser largos, mas no caso dos crocodilos, podem variar, em alguns é largo e em outros é estreito, enquanto que nos gaviais são bastante estreitos e longos. Em geral, todos esses animais têm a capacidade de abrir a boca de forma bastante ampla e possuem músculos poderosos que tornam muito difícil abrir suas mandíbulas, em especial quando capturaram uma presa, mas o oposto acontece com os músculos que fecham a mandíbula, os quais são muito menos fortes; por essa razão, quando capturados, não é tão difícil manter suas bocas fechadas.
Por outro lado, foram realizados alguns estudos para estabelecer uma correlação entre a forma das mandíbulas desses animais e a força da mordida, contudo, não existem resultados conclusivos a respeito.
Tipos de dentes dos crocodilos
Os dentes dos crocodilos, assim como o restante do grupo, estão alojados em alvéolos dentários, ou seja, em compartimentos formados no osso alveolar, que é a estrutura óssea da mandíbula, onde cada dente é inserido, e esses dentes podem ser facilmente vistos mesmo com a boca fechada, ao contrário dos jacarés e aligátores, nos quais eles não são totalmente visíveis nesses casos.
Essas estruturas dentárias variam de acordo com o animal, desde formas rombas e geralmente achatadas até outras formas pontiagudas. Nas espécies que têm focinhos largos, é comum encontrar dentes irregulares e de diferentes tamanhos. Por outro lado, aquelas com mandíbulas estreitas tendem a ter dentes mais regulares e do mesmo tamanho.
Dentes pouco afiados em crocodilos
Foi observado que aquelas espécies com focinhos largos e dentes rombos, tendem a ter uma dieta mais oportunista e variada. Um exemplo disso é o crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus) e o aligátor-americano (Alligator mississippiensis), que podem consumir praticamente qualquer animal que se aproxime da água onde vivem.
Dentes afiados em crocodilos
Em contrapartida, animais com focinhos estreitos e dentes em forma de agulha têm uma alimentação mais específica e consiste em animais mais dóceis, como peixes, insetos, pequenos répteis ou crustáceos, como é o caso do crocodilo-de-água-doce-australiano (Crocodylus johnsoni) e do gavial-indiano (Gavialis gangeticus).
Quantos dentes tem um crocodilo no total?
Em geral, os crocodilos podem ter entre 70 a 80 dentes no total, no entanto, há espécies que podem apresentar mais de 100. Como ocorre com os tubarões, os membros da ordem Crocodylia têm a capacidade de substituir os dentes que perdem, seja porque quebram ou se desgastam regularmente. No entanto, à medida que envelhecem, essa capacidade diminui. Somando essas substituições, sem dúvida um indivíduo pode ter milhares de estruturas dentárias ao longo de toda a sua vida.
Fonte: https://www.peritoanimal.com.br/quantos-dentes-tem-um-crocodilo-24768.html