Resultado da reunião das comissões de prevenção e enfrentamento do assédio moral e assédio sexual.

27, outubro 2022.

Realizada no último dia 20, quinta-feira, em São Paulo, pela primeira vez a reunião contou com a presença do presidente do TJSP, des. Ricardo Anafe, a quem coube fazer a abertura dos trabalhos, oportunidade em que anunciou a concretização de um dos grandes momentos vivenciado pela CAPS, adquiriu o status de diretoria.


Assim, doravante, os servidores do quadro do Poder Judiciário do Estado de São Paulo passam a ter o DAPS à frente das demandas que envolvem a proteção de direitos e deveres, em especial aquelas que envolvem ambientes de trabalho, combatendo veementemente o assédio moral e assédio sexual, decorrentes da crueldade, falta de compaixão e de amor ao próximo que permeia a conduta de algumas pessoas que se julgam inatingíveis ou acima da lei.


Desde a criação da CAPS, hoje DAPS, mais especificamente com a chegada do saudoso des. Antônio Carlos Malheiros, auxiliado pela dra. Patrícia Pucci e demais membros de sua equipe, referida coordenadoria vem prestando relevantes serviços de apoio aos servidores. Quantos trabalhadores foram ouvidos, amparados e protegidos por ele, que aos olhos do atual coordenador des. Irineu Jorge Fava tem por finalidade “desintoxicar os ambientes de trabalho”.
No decorrer da reunião foram apresentados alguns casos pelos membros, em sua maioria representantes de servidores que estão diretamente ligados aos trabalhadores.
Esses casos inicialmente são discutidos entre os presentes, posteriormente apurados e servirão de paradigma para situações como essas não mais voltem a ocorrer.


Carlos Alberto Marcos, o Alemão, Adolfo Benedetti, o Pardal e Ednaldo, pela Assojuris, Sinjuris e Apatej, respectivamente, protocolaram expedientes relatando casos mais diversos de supostos assédios e discriminação, dentre outros participantes.
Pelo DAPS a Patrícia e varios outros servidores e pelo TJ o juiz de segundo grau José Augusto Genofre e a magistrada Ana Carolina que se juntaram ao grupo.
Dentre outros assuntos anunciou-se que será realizado na primeira semana do mês de maio p.v. várias ações de combate ao assédio moral, assédio sexual e discriminação.